new adult
Vocês sabem que gênero é esse? Eu não duvido que já tenham ouvido falar, eu fiquei muito tempo ouvindo falar sobre New Adult, já li vários livros do gênero, é um dos meus gêneros favoritos, e eu não sabia o que é. Que absurdo!! Bom, eu tomei jeito e fui procurar, pra entender o que é New Adult, precisamos entender que ele está entre duas categorias, o Young Adult e o Adult.

Young Adult: É categoria que engloba jovens de 14 a 20 anos, mas o chamado “Jovem Adulto” não limita os livros da categorias a serem infantis, livros de fantasia e cross over’s também estão presentes. A principal característica da categoria é que os protagonistas estão na mesma faixa etária do leitor e vivem os problemas dela. Alguns livros famosos que se encaixam são Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros. 
 Adult: É a categoria que se refere ao universo adulto com linguagem apropriada e  enredos mais complexos. Nesta categoria estão os livros policiais, os de terror e romances. A categoria tem livros desde “Cinquenta Tons de Cinza”, à “O Caçador de Pipas” e os livros de Dan Brown.
No Jovem Adulto, o protagonista inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc. É obvio que essa época da vida é cheia de duvidas e incertezas, e é ai que o New Adult entra.
O gênero sofreu bastante no inicio porque as editoras acreditavam que eram só esquemas de marketing e que não haveriam leitores para manter as publicações. Por isso, os escritores “Veteranos”, como Jamie McGuire escritora de “Belo Desastre”, tiveram que desembolsar os valores e lançar seus livros de forma independente, até as editoras enxergarem o grande grupo de leitores que anseiam por esse tipo de livro.
Espero que tenham gostado.
20140410-030906-PM.jpg

0 Comentários