lad lit
Entre meus passeios dentro da blogsfera me deparei com esse termo, Lad-lit, alguém já tinha ouvido esse termo? Pois bem, eu nunca tinha visto antes e por isso que fui atrás de saber o que poderia ser esse gênero literário que eu nunca tinha ouvido falar na vida.

Bom, achei num dicionário o termo em inglês:
Ficção sobre um homem jovem e sua vida emocional e pessoal.
Ta, vamos mais a fundo. Lad-lit é o chick-lit escrito por homens para homens. Eles clamam que nossos romances de garota não são autênticos levando em conta o ponto de vista deles.
(Sobre chick-lits) E a parte em que a mulher olha nos olhos do homem e ele a pega nos braços e faz amor de uma forma doce e cheia de paixão, durante a noite toda enquanto toca uma música romantica no fundo? As únicas músicas que tocam na nossa cabeça são de comemoração! Nós nunca chamamos de fazer amor! – Escritor do gênero Steven Scaffardi
Também conhecido como Dick-lit é um gênero considerado muito novo e é claro que tem muita polêmica envolvida, muitos enxergam o gênero como machista e sexista, muitos jornais e estudiosos criticam a forma que a mulher é retratada nesses romances. Ta, mas porque as pessoas vêem o gênero assim? Simples, porque os livros apresentam protagonistas egocêntricos, cheios de si, bonitos e fortes. São personagens que não estão passando por nada de complicado emocionalmente, suas carreiras correm bem e estão de certa forma satisfeitos.
~Mas Vivi, você disse que é um equivalente de chick-lit só que para homens, mas o chick-lit não é assim!
Sim, sim! Ai está, a semelhança com o chick-lit só vai até o ponto em que os dois retratam coisas cotidianas e buscam leveza e humor nos enredos. Mas diferente dos nossos romances de garota os deles não têm aquela atmosfera de busca por sucesso profissional, beleza ou status, o que de certa forma trás a verdade para esses livros, afinal os homens reagem muito diferente a essa situações da vida.
Bom, acho que é isso gente, o que acharam do gênero? Já conheciam?
20140410-030906-PM.jpg

0 Comentários